Estrabismo




O que é Estrabismo?

O estrabismo é uma doença que se caracteriza pelo desvio do globo ocular. Cada olho possui seis músculos controlados pelo cérebro, se há alteração em alguns deles surge então o estrabismo. Não somente ocorre a modificação aparente, mas também para o paciente que não consegue focar a visão ou às vezes, olhar em determinada direção. Pode decorrer de fatores genéticos e surgir já no nascimento ou pode ser adquirida ao longo da vida por diversos fatores como diabetes, concussão na cabeça (traumatismo craniano) ou problemas neurológicos.


Tratamentos para Estrabismo

A baixa visão pode ser curada, desde que um tratamento adequado se inicie muito cedo, antes dos 2 anos de idade. Depois disso, as possibilidades de cura pioram rapidamente, pois células cerebrais atrofiadas não podem ser recuperadas. É por esse motivo que o estrabismo é uma questão de urgência. A criança deve consultar um médico oftalmologista especializado em crianças o mais rapidamente possível, assim que o desvio dos olhos é percebido. Por outro lado, todas as crianças devem fazer um exame oftalmológico de rotina, mesmo que não haja nenhuma queixa quanto aos olhos, em torno de um ano de idade, pois há estrabismos de muito pequeno ângulo de desvio, que não são percebidos pelas pessoas não especializadas, mas são suficientes para causar visão dupla. Além disso, pode ocorrer que a criança tenha um problema (miopia, hipermetropia ou astigmatismo) num só olho. Depois de eliminada a baixa visão, passa-se a tratar do desvio dos olhos. Em alguns casos, isso se consegue apenas com o uso de óculos, mas, na grande maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico.
A cirurgia não é feita sobre o olho, e sim nos músculos que o movimentam. A internação hospitalar é de poucas horas e a recuperação é rápida.


Entre em contato conosco
hoje mesmo e trataremos da seu Estrabismo!